Social Ads: 3 Erros que você não pode cometer ao impulsionar um anúncio

Objetivo, Pesquisa e Métrica. Seu Anúncio não pode ser publicado sem eles.

Imagine que a empresa “Roupa Chique da Vivy” venda vestidos longos para festas. Então, sua dona: Vivy, quer colocar anúncios nas redes sociais divulgando uma liquidação.

Ela não esta muito certa de como fazer, mas como sabe muito bem sobre o assunto, arrisca em criar uma frase, coloca como título no anúncio com uma linda foto bem trabalhada do seu vestido, posta em sua rede social, e com é barato, coloca um valor qualquer e impulsiona.

Satisfeita com a ação, fecha seu notebook e espera a chegada do cliente.

Você já percebeu que este anúncio não vai dar muito resultado não é mesmo?

Onde foi que ela errou?

Vamos descobrir agora…

Erros da Vivy

Os 3 Erros que a Vivy cometeu foram:

Primeiro erro – Ela Não definiu o um objetivo claro para a postagem, assim não saberá se a mensagem que ela quer levar vai ser compreendida.

Segundo erro – Ela não verificou se o público dela participa da rede social escolhida

Terceiro erro – Não pesquisou como medir o retorno sobre o investimento do anúncio

Estabelecer objetivos de negócios, pesquisar hábitos do público alvo e medir o retorno sobre o investimento é o que determina quando os Social Ads são bem feitos.

Eles podem ser muito eficientes para conectar com o público e aumentar a reputação da marca.

O ponto forte das redes sociais são  as segmentações. Podem ser com base na profissão, interesse, localização, perfil e mais uma variedade de informações que as pessoas curtem compartilhar na internet.

Além da segmentação, anúncios profissionais trazem embutidos ferramentas de mensuração de eficiência que funcionam como um mecanismo de auto avaliação.

Com elas você pode acompanhar quantas pessoas viram o anúncio, quantos acessos, e como foi a conversão do seu objetivo (CTA Call-to-action – Chamada para ação).

OBJETIVO – PÚBLICO ALVO – MÉTRICA

Vamos em frente agora com algumas dicas práticas para você não errar na jornada de criar um anúncio que traga resultado.

Crie objetivos e metas claras e, sobretudo, alcançáveis respondendo a seguinte pergunta:

O que você espera conseguir com esse anúncio?

  • Assinantes na newsletter
  • Curtidas na página
  • Seguidores
  • Visualização na página
  • Baixar um Ebook
  • Qualificar audiência

Não esqueça: A arte, a mensagem e a chamada devem direcionar para esse objetivo. E seja qual for, ele deve ser único. Muitos objetivos podem prejudicar o desempenho do anúncio.

Por mais que você conheça o seu público, o comportamento dele muda entre as redes sociais, então, vá além dos dados demográficos, de uma olhada no seu perfil, de uma espiadinha também na concorrência, veja com ela esta fazendo e faça melhor.

Não caia em modismo, nem todas as redes sociais são adequadas para a sua marca e objetivos. Fuja do efeito manada. Invista tempo e dinheiro naquelas que são mais populares entre o SEU público e sobretudo as que oferecem o melhor retorno sobre o investimento

DICA EXTRA: Para descobrir onde investir. Solicite ao responsável pelo Marketing Digital da sua empresa um relatório que mostre o tráfego das principais redes sociais que levem ao seu site ORGANICAMENTE. Quando bem configurado, o Google Analytics pode ajudar muito nessa tarefa.

Crie mensagens certeiras. Faça uma pesquisa em sua linha do tempo e observe qual o post, não-patrocinado, com o maior engajamento (curtidas, comentários e principalmente compartilhamentos).

Procure identificar a linguagem usada, o tom de voz e o conteúdo e use o que funcionou bem para compor o seu anúncio, sempre alinhado com o objetivo.

Deixe claro o seu objetivo para o público. Lembre-se você paga por clique, por isso evite ao máximo interações onde as pessoas  entram e saem do site logo em seguida porque não era o que elas esperavam.

O layout do anúncio deve condizer com a identidade visual da sua marca. Bem como a pagina de destino também deve estar alinhada com você. Seu público deve ficar familiarizado.

MÉTRICAS

MÉTRICAS

Ok, já falamos sobre objetivos, sobre público, agora, uma parte que precisamos dar uma atenção especial e com as MÉTRICAS. São elas que mostram qual o próximo passo devemos tomar.

Acelerar, diminuir ou até mesmo parar. Se seu anúncio está sendo efetivo e eficiente para atingir o objetivo que você determinou.

Se o seu objetivo é gerar vendas, um bom ROI significa que você ganhou mais com seus anúncios do que gastou com eles.

Se é levar pessoas para uma determinada página do site, uma métrica seria rastrear quais consumidores foram trazidos pelo seus social ads.

O facebook oferece uma ferramenta de acompanhamento (pixel de conversão) que é colocado dentro do site que interligado com o anúncio, monitoram como as pessoas interagem com os anúncios

Clique aqui para saber mais sobre pixel de conversão.

Quanto cada visita vale para o seu negócio?

Visitantes no site

Se seu objetivo é gerar visitas, você pode descobrir o seu Retorno Sobre Investimento (ROI) calculando o custo de aquisição calculando sua taxa de conversão média.

Imagine que 4 em cada 100 pessoas que entram no seu site compram algo e gastam, em média, R$1000. Sua taxa de conversão média será o número de conversões divido pelo numero de visitas.

Nesse exemplo: 4 conversões / 100 visitas = 4% de taxa de conversão média.

Para descobrir o custo de aquisição, basta multiplicar o tíquete médio do seu site pela taxa de conversão média.

Seguindo o exemplo: 4% x R$1000 = R$40

Então, para um ROI positivo, seus anúncios precisam custar menos que R$40 por visita.

Conclusão

Antes de se aventurar nos Social Ads da internet você precisa ter todas as perguntas abaixo respondidas.

  • Você ja definiu seu objetivo de negócios principal?
  • Você já definiu o seu público-alvo?
  • Você sabe quais são as plataformas sociais mais populares entre seu público-alvo?
  • Você sabe que plataformas sociais são capazes de gerar mais tráfego e conversões?
  • Você já sabe o que quer dizer nos seus anúncios?
  • Você já tem uma estratégia para mensurar o desempenho de seus anúncios?

Respondidas todas essas perguntas você está pronto para criar o seu Social Ads. O próximo passo é certificar-se de o site de destino dos seus anúncios esteja otimizado para o mobile (RESPONSIVO) fica a dica.

A propósito. Se você precisa de ajuda para montar essa estratégia para o seu negócio, eu pessoalmente posso orientá-lo nesta jornada.

Clique no link abaixo para saber como eu posso estar contigo neste barco. Um grande abraço e até o próximo artigo.

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