Mantenha os Clientes Interessados com Automação de E-mail

Não está nada fácil hoje em dia manter os clientes envolvidos com a sua empresa não é mesmo? Com a quantidade de informação que ele tem acesso, tudo é motivo para tirar o foco.

E se você pudesse relembra-lo sempre sobre você, sem ser insistente, falando aquilo que ele quer ouvir. Seria muito bom não acha?

Eu tenho a solução para você. Ela se chama Automação de E-mail .

Neste artigo você vai descobrir:

  • O que é automação de e-mail.
  • Como usá-la para ajudar sua empresa a vender todo dia.
  • Como ela ajuda seus clientes a se manterem interessados e engajados.

Automação de e-mail não parece ser um assunto agradável se você pensar na parte técnica da coisa. Mas, vamos ver por um ângulo diferente.

A automação de e-mail é como uma grande festa, onde todos estão se misturando e conhecendo uns aos outros. Vou exemplificar:

Imagine que você está na festa. De que convidado as pessoas gostariam de estar perto?

  1. A pessoa que só fala “OI“ e “Tchau“;
  2. O cara que repete exatamente a mesma história para toda e qualquer pessoa;
  3. Aquele que tem bom papo e conversa sobre coisas pelas quais as pessoas se interessam.

Tenho certeza que você escolheu a ultima opção certo?

Essa pessoa compreende sua audiência e sabe capturar a atenção dela.

Seu e-mail de marketing deveria ser como uma conversa com aquela pessoa boa de papo: fluente, engajados e relevante para pessoas envolvidas.

Agora, pense que os convidados desta festas são seus clientes, você pode ter milhares de clientes com interesses e necessidades diferentes.

A automação de e-mail tem como objetivo principal te ajudar a conversar como todos esses clientes por um período longo de tempo e de acordo com os interesses de cada um.

Como acontece isso?

Essa automação acontece quando você prepara uma série PROGRAMADA de e-mails que serão disparados por certas ações do cliente.

Com a automação você consegue, Transformar clientes em potencial em clientes reais. Manter ativos seus clientes atuais. Fazer clientes antigos se envolverem com sua empresa de novo.

Mas, Sandro, você pergunta, é realmente possível mandar mensagens exclusivas para determinados clientes sem que eu tenha de escrever pessoalmente para cada um deles?

Vou responder essa pergunta mostrando um exemplo prático.

Uma empresa varejista on-line vende roupas para prática de esportes de alto nível.

Ela notou que muitos clientes abandonam seus carrinhos on-line antes de clicar em comprar, então usou a automação para transformar esses clientes indecisos em ativos.

Quando um cliente abandona o carrinho por mais de uma hora, a empresa envia um e-mail para ela oferecendo ajuda para completar o pedido, além de 5% de desconto, válido por 7 dias.

Se ele não reagir após o envio do primeiro e-mail, depois de 7 dias é enviado um novo e-mail para lembrá-lo do desconto e que ele esta expirando. Ela também pergunta se ele tem alguma dúvida, o que coloca o cliente na frente.

Está é uma campanha real e terminou sendo um grande sucesso, com resultados acima da média.

Veja os resultados da sequencia de e-mails enviados.

Primeiro E-mail:

  • Taxa de abertura – 58,7% dos clientes abriram o e-mail
  • Taxa de Cliques – Destes que abriram, 37% clicaram no carrinho de compra.
  • Compras – Daqueles que clicaram, 36,6% compraram os produtos no carrinho.

Segundo E-mail:

  • Taxa de abertura – 40,9% dos clientes abriram o e-mail
  • Taxa de Cliques – Destes que abriram, 22,2% clicaram no carrinho de compra.
  • Compras – Daqueles que clicaram, 100% compraram os produtos no carrinho.

Essa empresa tinha um objetivo claro que era engajar os seus clientes indecisos que chegaram até o carrinho. Observe que não foi os clientes que viram os produtos, ou acessaram a página principal. Apenas aqueles que abandonaram o carrinho.

[box] dica: Tenha um Objetivo Claro antes de começar a automação de e-mail.[/box]

Você sabe quais são os objetivos mais comuns para uma automação de e-mail?

São eles, a ambientação, o engajamento, retenção, ativação (reengajamento). Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

O primeiro objetivo popular é a ambientação, ou ensinar os clientes a usar seu produto ou serviço.

A ação que pode ativar essa automação seria a visita do cliente ao site, aplicativo ou sua loja, a assinatura de seus e-mails em alguma newsletter ou a realização de compra.

Para ser prático, vamos a um possível fluxo para a ambientação: o cliente comprar um dos seus produtos e 15 minutos depois recebe de você um e-mail de boas-vindas. Nos próximos dias, ele receberá outro e-mail “como funciona meu produto“. E você pode finalizar pedindo um feedback sobre a impressão dele com o seu produto.

O engajamento, ou encorajar seus clientes a interagir ainda mais com seus produtos e empresa.

O disparador é quando o cliente tenta alguns recursos ou serviços do seu aplicativo ou site, mas não outros.

Você pode definir um fluxo de automação de e-mail como este: em poucas semanas, esses clientes receberão um e-mail encorajando-os a se engajar com sua empresa ,realizando uma ação específica[ ex. Clique aqui e veja como melhorar o produto X com uma atualização Z]

Assim, periodicamente eles receberão e-mails sobre novos recursos, produtos que estiver lançando e dicas e truques sobre como alcançar o melhor resultado.

A retenção, ou manter a lealdade dos clientes e fazer com que continuem voltando.

Para esse objetivo, você pode usar diferentes disparadores e fluxos de e-mail. Por exemplo, o cliente que faz a primeira compra. Dois dias depois ele recebe um e-mail pedindo sua opinião sobre o produto.

Se um cliente faz mais compras, isso também é uma ação para um novo fluxo. Um dia depois ele pode receber um e-mail com produtos relacionados que podem lhe interessar.

O reengajamento ou campanha de ativação é fazer com que as pessoas que pararam de usar seus produtos voltem a usá-los.

Digamos que eles não abram mais seus e-mails e nem visitem seu site e nem seu aplicativo por um tempo. O que você precisa fazer e o que chamo de Reset de Atenção.

Por um período, você envia a eles um e-mail a cada 7 dias com algum conteúdo novo. O primeiro pode ser do tipo “sentimos a sua falta“. O segundo “o que você está perdendo“. Finalmente, eles recebem uma oferta irresistível feita exclusivamente para eles.

[box] DICA: seu fluxo de e-mail não deve irritar nem sobrecarregar ninguém. Além disso, deixe que optem por recebe-los ou não deixando bem visível o botão de saída da lista.[/box]

Conclusão

A maneira mais inteligente de manter o interesse dos clientes hoje e estando próximo, conversando sabendo o que eles pensam.

Automação de e-mail é a forma mais fácil e automático de trocar essa informação, você consegue, Transformar clientes em potencial em clientes reais. Manter ativos seus clientes atuais. Fazer clientes antigos se envolverem com sua empresa de novo.

Ela ajuda sua empresa a vender todo o dia, a medida que novos clientes entram no seu ciclo de vendas eles recebem ofertas específicas de tempos em tempos e isso faz com que a cada pessoa que complete uma jornada, outra esta começando.

Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, comente aqui abaixo. Com certeza vou te responder.

A propósito, eu faço isso todo dia para meus clientes, se você preferir, posso te ajudar a alcançar o resultado mais rápido com a automação de email. Clique no banner abaixo e preencha uma aplicação me contando um pouco sobre sua empresa e para saber como funciona minha consultoria.

Grande Abraço e até o próximo artigo.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios