Como Evitar que Suas Campanhas de Email Acabem no Spam

Como empresário, fazer com que seus clientes assinem sua lista de emails pode ser o começo de um relacionamento muito importante. Mas, para formar uma grande amizade, exige algum trabalho.

Imagine: um desconhecido, de repente, bate a sua porta dizendo, “Oi, quer ser meu amigo? Eu trouxe um filme e uma pipoca para assistirmos!”. Mesmo que você seja um grande Cinéfilo e louco por pipoca, é provável que você diga um sonoro “Não, obrigado,” e feche a porta, certo?

O mesmo acontece com os clientes. Se uma empresa começa a enviar mensagens eletrônicas não solicitadas com assuntos ou conteúdo suspeito para um grande número de pessoas – o famoso SPAM – os servidores de email irão bloqueá-lo.

No entanto, mesmo que seu negócio seja legítimo e você só envie emails para clientes cadastrados na sua lista de contatos, se o conteúdo das mensagens for genérico elas podem acabar bloqueadas. É como se a caixa de entrada desconfiasse de que há algo errado.

Vamos dizer que a Mata Insetos, empresa de dedetização, faz um disparo de emails massivo com o assunto “Promoção. Conheça nossa oferta imperdível!”. Mesmo sendo uma marca conhecida, a mensagem acaba na caixa de SPAM.

Por quê o assunto do email ativou o antispam?

  • Porque é genérico e comum
  • Porque a promoção não era tão boa assim
  • Porque filtros antispam odeiam insetos

Mesmo sendo de uma marcar reconhecida, o email disparou o filtro. Isso aconteceu porque o assunto não trazia o nome da marca e o texto era comum de mais com linguagem típica de spam.

Os filtros não bloqueiam apenas emails indesejados. Eles também detectam diferentes tipos de spam.

Alguns fatores que os filtros analisam:

  • Conteúdo da mensagem;
  • Assunto;
  • Metadata;
  • Endereço de IP;
  • Código-fonte;
  • Formato.

Certos filtros antispam podem até mesmo dizer se o texto do email foi recortado e colado de um processador de texto por exemplo.

Às vezes, nem importa que o conteúdo seja potencialmente do interesse do seu cliente. Se ele não te der permissão para enviar mensagens, o destino certo do seu email será a caixa de spam. Não tenha dúvida disso.

O objetivo desses filtros antispam foram criados para que as pessoas não sejam bombardeadas por emails indesejáveis e para protegê-las de golpes.

Eles também existem para que empresas sérias não sejam prejudicados por impostores. Contudo, essa proteção pode eventualmente fazer com que seus emails sejam confundidos com spam, apesar das suas boas intenções.

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Mas há algumas ações que você pode fazer para garantir que seus emails cheguem à caixa de entrada de seus clientes.

  1. Estabeleça uma conexão pessoal
  2. Tenha lista de assuntos específicos
  3. Não perca tempo após o cadastro
  4. Nunca compre listas de emails
  5. Controle os inativos

Estabelecer uma conexão mais pessoal é simples, nenhum cliente gostar de receber um email que ele percebe que é genérico. Um email que começa com “Prezado Cliente” tem grandes chances de ativar o filtro antispam.

Como você se sente quando recebe um zap de um amigo? E de um número desconhecido? O antispam detecta quando o email traz informações que identificam o remetente como alguém conhecido – nome e sobrenome, por exemplo.

Se sua mensagem não inclui esse tipo de dados, é possível que acabe bloqueada.

Conversar com seu cliente sobre o assunto que ele quer naquele momento é o principal diferencial das empresas que estão afiadas no marketing digital.

Deixe o cliente escolher o tipo de email que deseja receber. Por exemplo, se você dispara newsletters e tem uma lista de compras VIP, pergunte a ele se deseja se cadastrar em ambos ou apenas em um deles.

Um forma de garantir que seu cliente quer mesmo ouvir você através do email e confirmar isso. Uma técnica conhecida por duplo opt-in, consiste em enviar um email de confirmação após o interesse em um determinado assunto. Neste, ele deverá clicar em um link para aprovar e finalizar o cadastro na sua lista.

Dar a opção de descadastramento da lista em um lugar visível é fundamental para garantir a saúde de sua lista. Às vezes, os clientes querem dar uma pausa nas mensagens e é melhor eles sairem da lista que marcarem seu endereço como spam. Fazendo assim, você deixa a porta aberta para futuras comunicações.

Não cometa este erro: Se um cliente fornecer o email como parte de um processo de compra, não inclua este endereço na sua lista de disparos comum, a mensagem será marcada como spam. Em vez disso, envie um email de agradecimento e comente sobre as campanhas e convide-o a se cadastrar para receber futuras comunicações da marca.

Quando um cliente fornecer o email, não espere muito para começar a se comunicar com ele. Envie uma mensagem logo após a conclusão do cadastro dando uma prévia do tipo de conteúdo que ele irá receber, como oferta, novidades e etc.

Seja consistente com seus emails e informe o cliente sobre o tipo de conteúdo e a frequência dos envios. Se você disse que mandaria emails semanais, não é legal ficar disparando mensagens todos os dias.

Listas de contatos compradas circulam bastante pelo mercado e a maioria dos filtros pode reconhecê-las. Além disso, você não quer queimar o seu servidor com clientes que não precisam do seu produto/serviço.

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Os provedores de internet são capazes de identificar emails inativos. Se um email não for aberto por um longo tempo, o ISP irá marcar o remetente ou seja você, como spam.

Se você notar que um cliente está inativo, envie um email personalizado do tipo “Estamos com saudades” ou “Sentimos sua falta” e confirme se ele ainda deseja receber seus emails.

Se um cliente não interagir com seus emails por mais de 6 meses, os dados dele irão para uma lista de endereços inativos. Para reativá-los envie um novo email de confirmação  com um convite para fazer o opt-in novamente.

Agora que você aprendeu a evitar que seus emails acabem na caixa de spam, vou te dar um presente. Clique aqui e baixe um checklist que eu passo em minhas consultorias para você acompanhar antes de começar a sua  próxima campanha.

Se você ainda não tem uma campanha de email pronta ou quer que eu pessoalmente te ajude a montar a sua campanha, clique no link abaixo parar entrar em contato comigo.

Grande Abraço e até a próxima.

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