3 Princípios Fundamentais da Publicidade Online Para Você Vender Mais

Porque a Propaganda Online é importante para o seu Negócio?

Pedro tem uma pequena empresa de Roupas para mergulho. Tudo em sua loja utiliza tecido a prova de agua. Tudo mesmo, até os calçados.

Para promover a empresa, Pedro resolve criar um anúncio impresso que parece ser feito dentro de um aquário mas o produto que está dentro dele permanece seco. Trazendo a ideia que a marca promete.

Quando a arte fica pronta, ele investe uma quantia considerável comprando uma página inteira de uma revista local e também em panfletos e distribuição em lugares específicos da sua região.

Vendo tudo pronto em suas mãos, a revista, os panfletos ele fica super satisfeito e confiante no resultado. Ele tem certeza que a loja vai bombar com a chegada de novos clientes.

Mas, será que ele pode ficar tão confiante assim? Como garantir que o anúncio está funcionando?

Para garantir que o anuncio foi um sucesso Pedro precisaria calcular alguns números como:

  • Quantas pessoas viram o anúncio?
  • Quantas pessoas se interessaram pelo anúncio ao ponto de fazê-los irem até a loja?
  • Quantas pessoas que foram a loja impulsionadas pelo anúncio, realizaram uma compra?

Infelizmente, Pedro não consegue responder essas perguntas. Ele não sabe quem pegou os anúncios, não sabe se todos foram realmente entregues além de vários fatores que podem influenciar o momento da visualização do anúncio.

Propaganda impressa pode ser uma boa ideia, mas Pedro deveria considerar fazer uma publicidade online também.

Dessa forma ele teria maior controle sobre o público que o anúncio atraiu para o site da empresa.

Não quero com este artigo comparar entre a publicidade offline e a online, quero apenas mostrar as razões para você considerar também fazer anúncios online. Eu defendo a ideia de que offline e online precisam funcionar juntos.

A capacidade de acompanhar o desempenho de seus anúncios é somente uma das razões porque a propaganda online  pode ser uma ferramenta valiosa para o seu negócio.

A publicidade online também oferece muita flexibilidade e isso pode ser utilizado para diversos objetivos de negócios, seja vender mais, atrair clientes em potencial, fidelização de clientes ou qualquer outro objetivo que você queira conquistar.

Até este momento apresentei dentro de uma situação alguns princípios da propaganda online mas que agora vamos tratar diretamente – Os 3 princípios fundamentas da publicidade online.

segmentacao-publico

Segmentação – Encontre o cliente certo.

 

A publicidade online tem um poder muito grande de encontrar o seu cliente ideal. Pense agora naquele cliente que, se você pudesse, multiplicaria por 100 na sua base. Pensou?

Agora descreva-o com se você trabalhasse no SENSO, sua idade, onde ele mora, estado civil, filhos, que tipo de carro ele tem, seu trabalho e tudo o que você lembrar.

Procure captar também dados relacionados ao interesse dele, o que ele curte fazer, quais são seus momentos de lazer preferidos, livros, filmes, esporte, músicas.

Quais são as marcas que ele considera ter os mesmos valores que ele. Tudo é importante.

As grandes empresas que oferecem serviços de publicidade online (Google e Facebook) conseguem trabalhar essas informações e processa-las dentro de suas ferramentas e traçar uma estimativa de quantas pessoas com esse perfil que você detalhou existem.

Outra fonte que você pode usar para pegar essas informações é o Google Analytics. Peça para o seu departamento de T.I  ou de Marketing lhe entregar o relatório dos últimos 6 meses com os dados demográficos do analytics .

Agora, compare com a lista que você criou dos seus clientes para validar a informação. Veja se o público que esta chegando no seu site é tem o perfil que você quer alcançar.

Usando nosso exemplo acima, o cliente ideal do Pedro ficaria assim: Fernando é casado, 2 filhos, mora em Brasília, tem uma renda média de 5 mil reais, marcas que ele curte Honda, Apple, escuta Blues e Jazz, seu cantor favorito é o BB King, adora mergulhar e  surfar e saltar de paraquedas.

Comportamento – O momento certo do encontro entre você e seu cliente.

Imagine ser encontrado no momento em que o seu cliente ideal procura pelo seu produto ou serviço. Não seria fantástico se isso acontecesse?

Um dos principais comportamentos humanos no momento é DAR UM GOOGLE quando precisa encontrar alguma coisa. 93% das buscas realizadas na internet são feitas pelo site google.com

Com certeza você ja viu anúncios de busca quando procurava por alguma coisa no Google. Toda vez que você usa certas palavras ou pergunta vê tanto resultado orgânico quanto pagos – o que chamamos de anúncios online.

Essas palavras ou perguntas são conhecidas como – Termos de Pesquisas – e esses termos mostram o tipo de comportamento que as pessoas estão tendo sobre algum assunto determinado, como por exemplo:

  • Como aprender ingles para uma reunião de trabalho.
  • Principais frases em ingles para ir a Disney

Vemos nos termos de pesquisas dois comportamentos diferentes para um único problema a ser resolvido. Falar Ingles. Entretanto, um quer falar para trabalho e outro para lazer.

Se você tiver essa informação antes de trabalhar o anúncio e prepara-lo de acordo com esse comportamento, as chances de conquistar o cliente é muito maior. Concorda?

Na publicidade online você pode ainda, escolher para quem você vai aparecer. Se nesse exemplo você tiver uma turma exclusiva de empresários focados em ingles para negócios, basta retirar ou pausar o termo de pesquisa de sua ferramenta.

investindo-em-anuncio

Custo – Investindo o que você pode. Controle os resultados

A principal dúvida de todo empresário que vai começar a investir no mundo de publicidade online é: Quanto eu devo Investir.

A resposta não é simples. Quando meus clientes me fazem essa pergunta eu respondo com 2 perguntas.

Quanto você pode investir?

Quantas vendas você quer fazer?

Dentro de uma estimativa dada pela ferramenta com base no valor que você pode investir, eu consigo te responder quantas pessoas, com aquele perfil traçado, nos conseguimos alcançar.

A resposta para quantas vendas você quer fazer, também o ideal e construir uma estimativa de venda. Se Pedro, quer fazer 10 vendas construimos a seguinte hipótese:

A cada 100 pessoas alcançadas, 10 clicam no anúncio e 2 efetuam a compra, e o custo para alcançar essas 100 pessoas foi de 10 reais.

Então, para 10 vendas precisamos alcançar 500 pessoas, com isso o investimento em anúncio na ferramenta é de 500 reais.

Se você quer saber um pouco mais sobre métricas clique aqui, no final desse artigo tem mais alguns números interessantes.

O grande detalhe aqui é que, o controle está em suas mãos, os dados que serão retirados de cada campanha feita são utilizados para melhorar a próxima e assim sucessivamente.

Conclusão

Consegue perceber como você pode alavancar suas vendas juntando esses 3 princípios apresentados aqui. E como eles podem te ajudar também a melhorar seus anúncios impressos, offline.

Você viu aqui que a publicidade online pode pegar o seu cliente ideal e encontrar vários outros parecido com eles, mostrar o anúncio certo para ele segundo o seu comportamento e o melhor de tudo, controlando quando vai ser investido e qual o resultado desse investimento.

Se você ficou com alguma dúvida, use o comentário aqui desse artigo. Vou fazer o máximo para te responder o mais rápido possível.

Também posso te ajudar pessoalmente a fazer todo esse projeto para a sua empresa. Clique no link abaixo e veja como posso ajuda-lo

Grande abraço e até o próximo artigo.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios